CENTRO DE FORMAÇÃO
DOIS ANDARES

 

 logos_dois_iee

 

O Centro de Formação Dois Andares concentra a experiência de formação e capacitação em educação física, esporte educacional, saúde e bem estar dos profissionais do Instituto Esporte & Educação(IEE), que foi criado em março de 2001, pela ex-atleta e medalhista olímpica Ana Moser.

Através do desenvolvimento de diversos projetos de atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, formação de professores, gestores e lideranças públicas e,ao fortalecer e sensibilizar políticas públicas, o Instituto foi capaz, ao longo dos anos, de desenvolver e consolidar uma metodologia de esporte educacional.Desde sua criação, o IEE já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens por todo o país e formou mais de 30 mil profissionais.

"Contribuir para a formação do cidadão crítico e participativo,
por meio da educação física e esporte, favorecendo o desenvolvimento de
comunidades de baixa renda”

 

 

site_curso

 

Objetivo: Capacitar profissionais na abordagem metodológica de esporte educacional desenvolvida pelo Instituto Esporte & Educação, proporcionando práticas e ferramentas pedagógicas inovadoras do ensino de Educação Física. O programa diferencia-se tanto por sua concepção conceitual, quanto pelas bases pedagógico-científicas que visam promover uma aprendizagem integrada, transcendendo o espaço da sala de aula, visando intervir de modo interdisciplinar na promoção do esporte inclusivo, que respeita à diversidade, promove a autonomia, a construção coletiva e a educação integral de crianças, jovens e adultos.

Diferenciais: Este curso é resultado de anos de desenvolvimento e prática de uma metodologia de esporte educacional elaborada por profissionais de destaque na área, ideal para os profissionais que desejam investir em sua carreira de maneira assertiva, podendo decidir qual o melhor plano de estudo, de acordo com seu interesse e necessidade de qualificação. Composto por módulos independentes, porém complementares, o participante pode focar no que realmente quer transmitir aos seus colaboradores, a partir de aulas avulsas ou pacotes.

 

box2

 

Programa

 

  • Módulo 01: Do jogo ao Esporte – Uma metodologia para inclusão de todos
    O objetivo é apresentar e experimentar critérios para a construção de jogos como metodologia de ensino e aprendizagem inclusiva, criando e variando diferentes possibilidades para praticar, ao mesmo tempo, fornecendo parâmetros para o aluno avaliar a evolução da aprendizagem.

  • Módulo 02: Potencializando a Aprendizagem da Educação Física – A caixa de ferramentas do professor
    O módulo visa à reflexão e compreensão do processo de aprendizagem, considerando-se suas variáveis internas e externas, serão abordadas as ferramentas didáticas a fim de se potencializar este processo.


  • Módulo 03: Alfabetização Esportiva para Crianças – Jogar para aprender ou aprender para jogar?
    O objetivo é apresentar o esporte como manifestação da cultura corporal, abordando sua relevância no ensino da Ed. Física, tanto para crianças quanto para jovens, a partir do compromisso de professores à prática de pensar e ensinar o esporte vinculado à educação para a vida, “dentro e fora das quadras”.


  • Módulo 04: Metodologia de Projetos na Educação Física Escolar – Motivando os alunos
    Através da apresentação de metodologias diversificadas e inovadoras, abordando temáticas transversais, o módulo permitirá a ampliação do conhecimento aliado à prática da educação física.


  • Módulo 05: Eventos Esportivos – Um diálogo entre esporte de rendimento e esporte educacional
    O módulo visa contribuir para a compreensão de como as manifestações de Esporte Educacional e Esporte de Rendimento inter-relacionam-se e podem se articular, ao demonstrar que, os campeonatos esportivos podem e devem ser educativos, considerando que, a educação física na liderança da organização de projetos e atividades pedagógicas.


  • Módulo 06: Avaliação da Educação Física Escolar – Ferramentas e técnicas pedagógicas
    Os aspectos históricos da avaliação escolar e seus pressupostos no Brasil serão contextualizados a fim de contribuir para a seleção, elaboração e análise das avaliações no ambiente escolar. Assim, serão apresentados formatos, técnicas e ferramentas pedagógicas de avaliação escolar e sua aplicabilidade.


  • Módulo 07: Oficinas do Esporte – Ensinando esporte para criança
    Com base na metodologia desenvolvida ao longo do programa Oficinas do Esporte, este módulo apresenta uma metodologia esportiva para crianças de 3 a 10 anos que valoriza a brincadeira como um espaço privilegiado para aprendizagens nas dimensões social, afetiva, motora e cognitiva.


  • Módulo 08: Liderança Juvenil com Esporte – Aprender fazendo
    Neste módulo, os professores participantes conhecerão e experimentarão técnicas e ferramentas didáticas que os ajudarão a estimular o protagonismo e liderança juvenil em seus alunos. Organizar ações esportivas nas escolas, atuar como parte de um time, assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado e realizações são algumas das expectativas relacionadas aos alunos participam desse programa.


  • Módulo 09: Criação de Materiais Esportivos – Um exercício de criatividade na prática escolar
    Neste módulo serão apresentados os princípios que norteiam o processo de diversificação de recursos materiais para o ambiente escolar, criando e construindo suas diferentes formas de utilização, em busca de aprendizagens melhores e mais significativas.


  • Módulo 10: Blocos de Conteúdo da Educação Física – Ampliando as possibilidades de ensino
    O módulo visa contribuir com o professor de Educação Física a respeito do entendimento histórico, conceitual e prático de diversos conteúdos da cultura corporal, no ambiente educacional.


 

Corpo Docente

Site_v2

mapa
map_end

Open chat
Tire suas dúvidas pelo nosso WHATSAPP