O Centro de Formação Dois Andares concentra a experiência de formação e capacitação em educação física, esporte educacional, saúde e bem estar dos profissionais do Instituto Esporte & Educação(IEE), que foi criado em março de 2001, pela ex-atleta e medalhista olímpica Ana Moser.
Através do desenvolvimento de diversos projetos de atendimento direto a crianças e adolescentes em atividades esportivas e socioeducativas, formação de professores, gestores e lideranças públicas e,ao fortalecer e sensibilizar políticas públicas, o Instituto foi capaz, ao longo dos anos, de desenvolver e consolidar uma metodologia de esporte educacional.Desde sua criação, o IEE já atendeu 3,1 milhões de crianças e jovens por todo o país e formou mais de 30 mil profissionais.
Objetivo: Capacitar profissionais na abordagem metodológica de esporte educacional desenvolvida pelo Instituto Esporte & Educação, proporcionando práticas e ferramentas pedagógicas inovadoras do ensino de Educação Física. O programa diferencia-se tanto por sua concepção conceitual, quanto pelas bases pedagógico-científicas que visam promover uma aprendizagem integrada, transcendendo o espaço da sala de aula, visando intervir de modo interdisciplinar na promoção do esporte inclusivo, que respeita à diversidade, promove a autonomia, a construção coletiva e a educação integral de crianças, jovens e adultos.
Diferenciais: Este curso é resultado de anos de desenvolvimento e prática de uma metodologia de esporte educacional elaborada por profissionais de destaque na área, ideal para os profissionais que desejam investir em sua carreira de maneira assertiva, podendo decidir qual o melhor plano de estudo, de acordo com seu interesse e necessidade de qualificação. Composto por módulos independentes, porém complementares, o participante pode focar no que realmente quer transmitir aos seus colaboradores, a partir de aulas avulsas ou pacotes.
Módulo 01: Do jogo ao Esporte – Uma metodologia para inclusão de todos
Breve Resumo: O objetivo é apresentar e experimentar critérios para a construção de jogos como metodologia de ensino e aprendizagem inclusiva, criando e variando diferentes possibilidades para praticar, ao mesmo tempo, fornecendo parâmetros para o aluno avaliar a evolução da aprendizagem.
Data: 25 de Março de 2017, Sábado das 9:00 às 16:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Ambleto Ardigó Junior Graduado em Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e Mestre em Transdiciplinaridade e Valores Humanos pela UNICAPITAL-SP. Professor dos cursos de pós-graduação em Educação Física Escolar da Estácio de Sá, Coordenador Pedagógico do Instituto Esporte & Educação e Coaching Esportivo –Behavioral Coaching Institute (BCI) e Zeta Coaching Institute. Co-autor do Livro “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”
Caio Martins Costa Graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo,Especialista em Ginástica Olímpica pela USP. Coordenador Pedagógico do Colégio Rainha da Paz e do Instituto Esporte & Educação. Coautor dos PCN da Educação Física – MEC e dos Livros “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”; “Praticas pedagógicas reflexivas em esporte educacional”
Breve Resumo: O módulo visa à reflexão e compreensão do processo de aprendizagem, considerando-se suas variáveis internas e externas, serão abordadas as ferramentas didáticas a fim de se potencializar este processo.
Data: 06 de Maio de 2017, Sábado das 9:00 às 16:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Ambleto Ardigó Junior Graduado em Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e Mestre em Transdiciplinaridade e Valores Humanos pela UNICAPITAL-SP. Professor dos cursos de pós-graduação em Educação Física Escolar da Estácio de Sá, Coordenador Pedagógico do Instituto Esporte & Educação e Coaching Esportivo –Behavioral Coaching Institute (BCI) e Zeta Coaching Institute. Co-autor do Livro “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”
Alexandre Dezen Arena Graduado em EducaçãoFísica pela PUC de Campinas, Especialista em Administração e Marketing Esportivo e em Voleibol. É treinador nacional do Programa de Liderança Juvenil – parceria entre o Conselho Britânco e a Youth Sport Trust. Atua como Coordenador Pedagógico no Instituto Esporte & Educação dos Projetos: Caravana do Esporte e Formação Continuada de Professores das Redes Públicas.
Breve Resumo: O objetivo é apresentar o esporte como manifestação da cultura corporal, abordando sua relevância no ensino da Ed. Física, tanto para crianças quanto para jovens, a partir do compromisso de professores à prática de pensar e ensinar o esporte vinculado à educação para a vida, “dentro e fora das quadras”.
Data: 30 de Maio e 01 de Junho de 2017, Terça e Quinta das 19:00 às 22:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Fábio D’Angelo Doutorando em Pedagogia do Movimento Humano pela EEFE – USP – SP; Mestre em Educação Motora pela FEF – UNICAMP – SP; Especialista em Psicomotricidade – CESIR – SP; Professor dos cursos de pós-graduação em Educação Física Escolar da Estácio e FMU; Coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação; Consultor Pedagógico – Fundação Victor Civita / Revista Nova Escola; Coautor dos Livros “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”; “Praticas pedagógicas reflexivas em esporte educacional” e “Oficinas do esporte: guia da prática pedagógica”.
Breve Resumo: Através da apresentação de metodologias diversificadas e inovadoras, abordando temáticas transversais, o módulo permitirá a ampliação do conhecimento aliado à prática da educação física.
Data: 24 de Junho de de 2017, Sábado das 9:00 às 16:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Adriano José Rossetto Junior Graduado e Licenciado em Educação Física. Pós-graduação em Educação Física Escolar. Mestrado em Educação: história, política e sociedade e Doutor em Ciências Sociais, pela PUC-SP. Professor de educação física escolar durante 15 anos em escolas públicas e particulares. Professor e Coordenador do Curso de Pós-graduação em educação física escolar da FMU, USCS e Estácio de Sá. Coordenador Pedagógico do Instituto Esporte & Educação há 14 anos, coordenando projetos esportivos-sócio-educacionais e qualificando professores em todas as regiões do Brasil.
Breve Resumo: O módulo visa contribuir para a compreensão de como as manifestações de Esporte Educacional e Esporte de Rendimento inter-relacionam-se e podem se articular, ao demonstrar que, os campeonatos esportivos podem e devem ser educativos, considerando que, a educação física na liderança da organização de projetos e atividades pedagógicas.
Data: 29 de Julho de 2017, Sábado das 9:00 às 16:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Ambleto Ardigó Junior Graduado em Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e Mestre em Transdiciplinaridade e Valores Humanos pela UNICAPITAL-SP. Professor dos cursos de pós-graduação em Educação Física Escolar da Estácio de Sá, Coordenador Pedagógico do Instituto Esporte & Educação e Coaching Esportivo –Behavioral Coaching Institute (BCI) e Zeta Coaching Institute. Co-autor do Livro “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”
Caio Martins Costa Graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo,Especialista em Ginástica Olímpica pela USP. Coordenador Pedagógico do Colégio Rainha da Paz e do Instituto Esporte & Educação. Coautor dos PCN da Educação Física – MEC e dos Livros “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”; “Praticas pedagógicas reflexivas em esporte educacional”
Breve Resumo: Os aspectos históricos da avaliação escolar e seus pressupostos no Brasil serão contextualizados a fim de contribuir para a seleção, elaboração e análise das avaliações no ambiente escolar. Assim, serão apresentados formatos, técnicas e ferramentas pedagógicas de avaliação escolar e sua aplicabilidade.
Data: 26 de Agosto de 2017, Sábado das 9:00 às 16:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Leonardo Lobo Graduado em Educação Física – UNITAU, Especialista em Educação Física Escolar pelo Claretiano e Mestre em Educação Física – EEFE-USP. Subcoordenador Pedagógico no Instituto Esporte & Educação.
Fabio Eduardo Mamel Graduado em Educação Física – UNIFMU, Especialista em Educação Física Escolar pela UNIFMU e Mestrando em Educação Física Escolar – Universidade São Judas. Subcoordenador Pedagógico no Instituto Esporte & Educação.
Breve Resumo: Com base na metodologia desenvolvida ao longo do programa Oficinas do Esporte, este módulo apresenta uma metodologia esportiva para crianças de 3 a 10 anos que valoriza a brincadeira como um espaço privilegiado para aprendizagens nas dimensões social, afetiva, motora e cognitiva.
Data: 26 e 28 de Setembro de 2017, Terça e Quinta das 19:00 às 22:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Fábio D’Angelo Doutorando em Pedagogia do Movimento Humano pela EEFE – USP – SP; Mestre em Educação Motora pela FEF – UNICAMP – SP; Especialista em Psicomotricidade – CESIR – SP; Professor dos cursos de pós-graduação em Educação Física Escolar da Estácio e FMU; Coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação; Consultor Pedagógico – Fundação Victor Civita / Revista Nova Escola; Coautor dos Livros “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”; “Praticas pedagógicas reflexivas em esporte educacional” e “Oficinas do esporte: guia da prática pedagógica”. João Batista Professor Livre Docente aposentado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Doutor em Psicologia Escolar e Mestre em Educação Física pela USP. Consultor Pedagógico do Instituto Esporte & Educação e da Universidade do Futebol. Autor e coautor de diversos livros sobre Educação Física.
Breve Resumo: Neste módulo, os professores participantes conhecerão e experimentarão técnicas e ferramentas didáticas que os ajudarão a estimular o protagonismo e liderança juvenil em seus alunos. Organizar ações esportivas nas escolas, atuar como parte de um time, assumir a responsabilidade pelo seu próprio aprendizado e realizações são algumas das expectativas relacionadas aos alunos participam desse programa.
Data: 11 de Novembro de 2017, Sábado das 9:00 às 16:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Alexandre Dezen Arena Graduado em EducaçãoFísica pela PUC de Campinas, Especialista em Administração e Marketing Esportivo e em Voleibol. É treinador nacional do Programa de Liderança Juvenil – parceria entre o Conselho Britânco e a Youth Sport Trust. Atua como Coordenador Pedagógico no Instituto Esporte & Educação dos Projetos: Caravana do Esporte e Formação Continuada de Professores das Redes Públicas.
Breve Resumo: Neste módulo serão apresentados os princípios que norteiam o processo de diversificação de recursos materiais para o ambiente escolar, criando e construindo suas diferentes formas de utilização, em busca de aprendizagens melhores e mais significativas.
Data: 25 de Novembro de 2017, Sábado das 9:00 às 16:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Marilene Tavares da Silva Licenciada Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Atua como Subcoordenadora pedagógica do Instituto Esporte e Educação
Cibele Venâncio Licenciada em Pedagogia UNINOVE (2016); Graduada em Gestão Educacional (Coordenação, Direção e Supervisão Educacional) pela Universidade Cidade de São Paulo, UNICID (2009); Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2008); Licenciada Plena em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, UNICASTELO (2006); atualmente, é Subcoordenadora Técnica do Instituto Esporte e Educação. Coautora do livro Guia da Prática Pedagógica – Oficinas do Esporte – Ed. Mediação – 2014.
Breve Resumo: O módulo visa contribuir com o professor de Educação Física a respeito do entendimento histórico, conceitual e prático de diversos conteúdos da cultura corporal, no ambiente educacional.
Data: 09 de Dezembro de 2017, Sábado das 9:00 às 16:00 horas
Carga Horária: 6 horas
Pedro Gonçalves Graduado em Educação Física e Pós-graduado em Treinamento Desportivo e em Voleibol pela FMU. Atua como Subcoordenador do Instituto Esporte Educação.
Josemar Oliveira Paixão da Silva Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo). Aluno Especial da Disciplina de Lazer e Educação na EACH – USP Leste. Atua no terceiro setor desde 2005. Atualmente é subcoordenador do Instituto Esporte e Educação, realizando formações de professores em metodologias de Esporte Educacional.